Cheques Devolvidos

Cheques devolvidos? Como recuperar e limpar o seu nome?
Com o boom dos cartões de crédito os cheques começaram a ser substituidos. A facilidade de uso e o fato de ser apenas um e não várias folhas que deveriam ser preenchidas para cada finalidade contribui com essa mudança. Porém, os cheques continuam sendo muito usados quando valores altos entram no jogo.

Os cheques são uma ordem de pagamento à vista que é emitida pelo titular de uma conta em um determinado banco sobre os fundos depositados nela. Ele serve como um pagamento para alguém quando não se tem o dinheiro no momento ou quando não se quer carregá-lo em espécie.

Existem vários tipos de cheques que são divididos em duas categorias:Ao portador – que pode ser sacado por qualquer pessoa que apresente o cheque;

Nominal – que só pode ser pago pelo banco para àquele que estiver com o nome indicado no cheque. Nesse caso o saque só poderá ser realizado mediante apresentação de documento de identificação.

Credor desaparecido – quando não se encontra o credor para resgate do cheque;

Cheque protestado – quando o cheque devolvido é protestado em cartório e não se consegue localizar o responsável;

Repasse do cheque para terceiros – quando se realiza uma compra com cheque e ele é endossado para outras pessoas;

Microfilmagem ilegível – a microfilmagem é a cópia do cheque emitida pelo banco, porém as vezes essa cópia não tem qualidade o suficiente, deixando o nome do beneficiário ilegível;

Cheque extraviado – quando o credor recebe e repassa o cheque para outra pessoa e não consegue lembrar quem é;

Cheque perdido ou destruído – quando o cheque está rasgado ou quando é perdido.

Além disso podem ter várias características específicas. Por exemplo:

Cheques cruzados – oferecem a condição de serem descontados somente através de deposito em conta;

Cheque pré-datado – consiste na escolha de uma data pelo emissor para que o beneficiário faça o saque. Porém, essa opção não tem validade legal, ou seja, depende apenas da palavra do beneficiário de que fará o saque somente na data combinada;

Cheque endossado – o beneficiário assina e escreve o nome de outra pessoa no cheque para que ela possa sacar ou depositar o valor;

Cheque especial – é um produto do banco de crédito automático. Consiste basicamente em um empréstimo para cobrir o pagamento de algum valor para quem não tem saldo disponível. Os juros são altíssimos e o uso do cheque especial deixa muita gente envolta em uma bola de neve de negativações.

Para se utilizar cheques é necessário ter muita atenção e controle de suas finanças. Isso porque quando um cheque cai na conta com alguma irregularidade pode acarretar na devolução desse documento. Existem vários motivos para que um cheque seja devolvido.

Veja aqui: Motivos para devolução de cheques

Porém o principal motivo para a devolução de um cheque é a insuficiência de fundos. Nesse caso eles se tornam os chamados “cheques sem fundos”. A decorrência dessa situação pode caracterizar até mesmo crime de estelionato.

Titulares que tem seus cheques devolvidos podem acabar sofrendo algumas consequências. O CPF pode ser cadastrado em órgãos de restrição de crédito. Por exemplo, quando o cheque é devolvido por falta de fundos o cliente terá duas chances de fazer a regularização.

A primeira devolução não tem cobrança de multa, mas o cliente deverá regularizar a situação dentro do prazo estabelecido pelo banco. A segunda devolução, quando ainda não se cobre o valor do cheque, terá um novo limite para regularização, mas o cliente deverá recuperar o cheque devolvido e apresentar na agência.

Depois desse período, o cliente que não conseguiu regularizar a situação, terá o nome inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) e irá precisar pagar a tarifa de exclusão para resolver o impasse. Os valores da taxa variam de banco para banco. Ou seja, quanto mais tempo se leva para a regularização mais problemas poderão ser causados.

Porém tentar regularizar sua situação e tirar o nome do CCF pode ser tornar quase uma missão impossível quando se não sabe onde os cheques estão. Ao longo de todos esse tempo em que nós da VeryScore trabalhamos para ajudar as pessoas a recuperarem seu crédito percebemos que é muito comum casos de pessoas que ao emitirem um cheque perdeu completamente o controle de onde ele podia estar. Isso pode acontecer por diversos motivos:Nesses casos se torna impossível resolver a situação sozinho. Por isso a VeryScore oferece uma consultoria completa. Nós localizamos os credores, negociamos sua dívida e eliminamos os juros, resgatamos os cheques para que sejam regularizados junto ao seu banco para limpar o seu nome no CCF e outros órgãos.

Entre em contato e receba um orçamento da nossa consultoria sem compromisso. Clique aqui!