VeryScore

Score

O que o score tem haver com sua linha de crédito?

Você sabe o que é SCORE? Se você algum dia foi em uma loja para comprar pelo crediário ou então solicitou um novo cartão de crédito e não conseguiu é bom que entenda que o Score tem tudo haver com isso.

A palavra Score significa literalmente pontuação. Com curtas palavras o Score é basicamente a pontuação do seu CPF. Ele é consultado por lojas, bancos e tudo mais o que pode te conceder crédito de alguma forma. Isso significa que uma pontuação baixa ou alta interfere diretamente na concessão de crédito para você positiva ou negativamente.

Mas mesmo tendo uma grande importância o score dificilmente é entendido pelas pessoas. Muitas sequer conhecem sobre sua existência acreditando que para se ter crédito aprovado é necessário somente que o nome esteja sem restrições no SPC ou Serasa.

Credores e instituições financeiras consultam o score para analisar o potencial do consumidor. Mas como a pontuação do score é estabelecida? Os pontos levam em consideração a sua credibilidade financeira ou seja, é avaliado o pagamento de contas em dias, o histórico de dívidas negativadas, o relacionamento financeiro com outras empresas, os dados atualizados. A contagem da pontuação levam em conta todo o comportamento do consumidor incluindo idade, estado civil, endereço e renda.

Como funciona a classificação?

De acordo com a tabela do score os consumidores são classificados em três grupos conforme a sua pontuação, analisando o risco de inadimplência pelos 12 meses seguintes:

de 0 a 300: consumidores com essa pontuação apresentam alto risco de inadimplência nos próximos 12 meses;
de 301 a 700: consumidores com essa pontuação apresentam risco médio de inadimplência nos próximos 12 meses;
de 701 a 1000: consumidores com essa pontuação apresentam baixo risco de inadimplência nos próximos 12 meses e com isso tem maiores chances de aprovação de crédito.
Para se chegar à essa numeração são utilizadas métricas que enumeram comportamentos, tendências ou variáveis. Essas informações estão no banco de dados da Serasa e englobam o histórico de consumo e as informações cadastrais positivas e negativas.

Tratando da importância do score no mundo todo é inquestionável a necessidade de se manter uma boa pontuação com o consumidor. Empresas de varejo, telefonia, TV a cabo e outros serviços de assinatura, bancos e financeiras são alguns exemplos de instituições que usam a pontuação como parâmetro para conceder crédito.

Manter a pontuação alta não ajuda somente ter mais chances de aprovação de crédito. Uma boa pontuação é a garantia de que você consegue honrar com compromissos e um caminho para ter juros menores e melhores condições de pagamento.

Porém, é necessário entender que pontuação não é alterada imediatamente. Por exemplo, se você quitou uma dívida, limpou seu nome e pagou a última conta antes do vencimento o seu score poderá sim aumentar, mas vai levar algum tempo. Isso porque o score leva em consideração o histórico financeiro de cada pessoa e não eventos específicos.

Mesmo assim é importante comemorar vitórias como essas, pois provam que o seu caminho como consumidor positivo está sendo construindo de forma eficaz e o seu score será a confirmação desse feito.

Como posso aumentar o meu score?

Para começar é preciso que você saiba qual é sua pontuação atual para começar a realizar ações que vão melhorar sua pontuação. Com essa informação o primeiro passo para aumentar o seu score é garantir que o seu nome esteja limpo, ou seja, livre de restrições por atrasos de dívidas. Caso você tenha alguma restrição é importante que regularize a situação o mais rápido possível, uma forma de ser fazer isso é através de uma liminar para limpar o nome.

O segundo passo é manter as contas sempre em dias. Pagar as contas mensais dentro do prazo de vencimento ajuda com que seu histórico financeiro seja positivo. Adote a pontualidade como hábito. Mantenha os seus dados sempre atualizados para que a avaliação seja feita de forma correta.

E por último: adote uma estratégia financeira. Se você já tem suas dívidas pagas e mantém a pontualidade com outras contas ou se você ainda está no vermelho e tem o nome negativado, essa dica com certeza vai ajudar. Manter um planejamento é importante em qualquer área, mas um planejamento financeiro pode transformar a sua vida.

Para isso, é importante que você possa contar com alguém, principalmente se o seu interesse por organizar suas finanças está começando agora. A JaciCrédito oferece uma consultoria completa pra você. Consulta de score, negociação de dívidas, desenvolvimento e acompanhamento de ações para alcançar e manter uma boa pontuação. Com experiência e credibilidade a JaciCrédito te ajuda a operar no azul novamente.

E então? Nós te ajudamos a entender mais sobre o score e como ele pode te ajudar na vida financeira? Fale com a gente e veja como podemos te ajudar ainda mais com a nossa consultoria.

Entre em contato e receba um orçamento da nossa consultoria sem compromisso. Clique aqui!

WhatsApp chat